segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A voz da experiência

Foi realizada no dia 15 de dezembro de 2009 uma palestra com Valter Evangelista da Silva, 79 anos, ex-alcoólatra, e presidente do Grupo Nova Esperança de Alcoólicos Anônimos de Cachoeira. A palestra foi realizada para os alunos do segundo semestre de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e contou com a presença do professor Carlos Ribeiro.

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema em comum e ajudar outros a se recuperar do alcoolismo. Para se tornar membro do A.A só é necessário possuir o desejo de parar de beber. Não são cobradas taxas, nem mensalidades. O grupo não possui nenhum vínculo com qualquer seita ou religião, partido político, organização ou instituição.

“O alcoolismo não tem cura. É uma doença perversa, má. É uma doença mental, progressiva, espiritual, reflexiva e de determinação fatal”, afirma Valter. Segundo ele, o álcool é a pior droga entre o crack e a maconha. O álcool faz com que o indivíduo perca a família, o emprego, e deixa-o na sarjeta, no fundo do poço. Ao ser indagado sobre quando o indivíduo que bebe se torna um alcoólatra, ele responde que a pessoa se torna um alcoólatra a partir do momento em que perde o domínio da bebida, quando perde o equilíbrio sobre o álcool.


O início

Há vinte anos sem ingerir bebida alcoólica, Valter Evangelista da Silva comenta que as pessoas estão começando a beber muito cedo, mas que o A.A não é contra quem fabrica, vende ou ingere bebida alcoólica sem problemas. Quando perguntado sobre sua motivação para começar a beber, responde que o grande estímulo para que ele começasse a ingerir bebida alcoólica foram seus colegas de trabalho.

“Gostaria de ter a idade de vocês e a experiência que tenho hoje”, afirma. Ao final de sua palestra, o presidente do grupo de Alcoólicos Anônimos de Cachoeira aconselhou que todos evitem o primeiro gole, pois é a partir dele que tudo começa.

O grupo Nova Esperança de Alcoólicos Anônimos de Cachoeira conta com 12 pessoas atualmente, e as reuniões acontecem todos os domingos, das 10 às 12 horas, na Praça Marechal Deodoro, n° 16, Cachoeira – BA.



Leomir Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário